terça-feira, 5 de outubro de 2010

Por uma Política Moral e de Bons Modos.

Complicado falar sobre Liberdade de imprensa.
Constitucionalmente, a Liberdade de Opinião, Expressão, estão expressas acompanhadas do termo "vedado o anonimato". Acontece que quem estuda um pouco sobre comunicação sabe que não há opinião totalmente neutra, pelo simples fato da liberdade de interpretação de cada pessoa. Liberdade para interpretar o Mundo de seu modo e ter a sua própria opinião sobre qualquer aspecto. Se você tem opinião, você não se expressará com neutralidade.
O que vemos nas mídias são pessoas pendentes de um lado ou de outro comentando aspectos como se fossem científicos. Acreditem, Freud, Kelsen, Hitler, Foucault, Bruna Surfistinha, eu, você, todos nós escrevemos nossos textos sobre nossa visão de mundo. Não somos neutros.
Acredito que ter as mídias na mão para emitir opinião como se elas fossem neutras, sem uma contra-argumentação, e quando essa contra argumentação vem da pessoa a ser citada dizer que estão cerceando seu direito não é o correto.
Um politico quando fala na TV aparece com seu nome acompanhado do partido ao qual está vinculado. Sabe-se a idéia que ele defende. O povo brasileiro que lê jornal, o bem instruído, consegue diferenciar e usar aquela opinião como se fosse a diferente dele. O contra argumento.
Louvável (eu não sei se é verdade) a atitude do Jornal Estado de São Paulo de declarar seu apoio ao candidato do PSDB. Acredito que a mídia dizer sua opinião, sem se esconder como se ela fosse a responsável por descobrir a verdade do mundo, seria a atitude mais certa.
Por fim. Cuidado com o papo que volta... "Marchas para a moral e os bons costumes...". Eu não vivi ditadura pela "moral e bons costumes", mas pelo que dizem ela não foi muito boa não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nóz!