Você também tem medo?
O tema(medo) de momento utilizado no Brasil, devido a iminente vitória do PT nas urnas, é o de uma ditadura.
A verdade é que falta ao partido mais forte de oposição é um pouco de humildade. Há muito tempo os criadores do Plano Real, dos Genéricos, do Bolsa Família, não falam alguma coisa que preste. Continuam fortes em machucar os ouvidos com frases “Eu tenho medo” ditas por uma velha caquética ou “A bandeira do Brasil. Ela é verde amarela, ela não é vermelha”.
Um ano antes da eleição vieram com um vídeo muito bem produzido. Mas com conteúdo tosco. Sim! Eles não entenderam por que perderam a eleição e levantaram bem alto e em boas letras garrafais: PRIVATIZAÇÃO. Que lançassem “Lula, não cuida do dedo e quer cuidar do país”, seria melhor para a imagem da agora oposição.
Na sua presença no Senado e na Câmara conseguiram destacar vários personagens. Não emplacaram ninguém. Estão todos escondidos. De passagem algum desavisado (como eu, por exemplo, que não vejo o jornal nacional e tampouco muita tv) deve ter passado e visto os bons discursos de alguns Senadores de oposição. Colocaram na sua linha de frente um paulistano, com cara de paulista, com arrogância de paulista, com sotaque de paulista. Paulista não gosta de nordestino. Paulista não gosta de Gaúcho.
A verdade é que os cientistas políticos e principalmente os jornalistas de plantão não sabem o que é impacto de frases. Pow! O PT colocou um jovem gritando “eu sou brasileiro, eu sou guerreiro, eu sou Luis Inácio Lula da Silva!”. O que fez o PSDB? Acusou a Dilma de, o que amigos, de Guerrilheira! Guerrilheiro combina com Guerreiro. Ponto pra Dilma. Golaço! Contra. Eleição presidencial, ano de 2006. TV Globo, ano de 2005, Jô Soares e suas garotas dizem: “não se pode tirar totalmente a hipótese de vitória de Lula”. O Brasil acabava de ser assombrado com o escândalo do mensalão. Vitória certa do PSDB. Não. O que houve? “Lula denovo, com a força (de quem??) DO POVO”. Pronto! Simples! Objetivo. O POVO pensou: “foda-se mensalão”. A força é dele. Querendo ou não, foi dado força a ele. O Lula do povo assumiu o Brasil em uma festa de parar o Brasil! Caravanas do país inteiro foram a capital nacional, no meio do deserto, recepcionar o cara do povo! Carnaval, mais alegria do que a chegada da República. Eu não entendo até hoje o que é república, eu entendo que o partido dos trabalhadores assumiu o comando de um país de trabalhadores. Ele assumiu e, sem a força do povo, mas com a força do capital, dos banqueiros, dos juros altos, atingiu 80% de popularidade.
Acontece que Fernando Henrique Cardoso, que não é homem do povo, também conseguiu popularidade. E como! Foi reeleito! Lutou, sozinho para poder se candidatar de novo, bancou a si próprio, apostou suas fichas e bucha! Ganhou de Lula. “Ta, mas depois perdeu”. Lógico que perdeu! Perdeu pra si mesmo. Não conseguiu controlar a inflação, não conseguiu controlar seu plano.
Acredito até que o plano era esse. Economia gira com ganhos e perdas, uma hora a ferpa teria que ser retirada para não virar infecção.
Lula também perdeu. E como perdeu. Mas perdeu como povo, perdeu como todo mundo perde. Perdeu, foi humilde e falou “perdi, precisava perder. Vamos comigo ganhar de novo?”.
Eu acredito que uma ditadura se constrói com propaganda, da pesada, e com carisma. Tudo que eu disse até agora tem, só, haver com carisma e propaganda. Hitler era carismático, Vargas era carismático, o Comunismo no Brasil não era carismático e comia criancinha. Ponto. Nasceram ditaduras. 12 anos de governo não é ditadura. Em Curitiba, a cidade modelo, pode ser então um modelo de Ditadura. Desde que me entendo por gente o mesmo grupo político está no poder. Mas o Betinho não tem cara de Ditador, o Tanigushi não tem cara de Ditador, Greca, a dama, não tem cara de Ditadora.
Que tipo de ditadura os intelectuais e os pseudo intelectais que defecam pela boca por aí estão querendo dizer? Uma ditadura baseada na idéia: “Lula ganhou os pobres! Eles que votam no Lula! Agora vão votar na Dilma! Tudo que o Lula fala ta certo agora. Brasileiro não gosta de trabalhar, por isso quer ficar ganhando dinheiro sem fazer nada”. Me poupem. Brasileiro é o povo que mais trabalha no mundo. Ditadura se constrói junto com a história. Quem criou teorias racistas não foi Hitler, foi a ciência de sua época. Quem criou as leis trabalhistas que deram a popularidade de Vargas não foi o gaúcho, mas a economia mundial de sua época. Ditadura num país democrático, em que a eleição se dá de 4 em 4 anos, com uma constituição rígida como a nossa. A não ser... que Lula seja mesmo “o cara (the man)” e o forte e inabalável (ironia ta?) sistema capitalista americano invista no Brasil apoiando os Trabalhadores, vermelhos, assim como apoiaram os mesmo vermelhos a se auto torturarem, bancando e ensinado técnicas de guerra para burros e ignorantes e semi-analfabetos militares brasileiros e comunistas (eu continuo com a ironia ta?).
Ditadura. O único processo que marcou com uma pequena ferida a constituição brasileira nesse sentido foi um passo dado pelo PSDB, uma tal de reeleição. O resto é balela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nóz!