quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Fim da História

Depois de ler o livro indicado pela Jaque, pretendo ler um livro chamado "O Fim da História de Francis Fukuyama.
O livro (como eu não lí ainda, lí comentários na internet) levanta a tese "de que o capitalismo e a democracia burguesa constituem o coroamento da história da humanidade, ou seja, de que a humanidade teria atingido, no final do século XX, o ponto culminante de sua evolução com o triunfo da democracia liberal ocidental sobre todos os demais sistemas e ideologias concorrentes."
Hoje na tevê assistiremos um debate, o primeiro dessas eleições, na BAND.
O que me chama atenção no debate é o embate entre pessoas que nossos avós tinham como revolucionários vagabundos (assim pensavam de alguns de nossos pais, contemporâneos dos condidatos).
Lutaram: escrevendo, pensando, gritando, falando baixo, fugindo, assaltando, praticando "atos terroristas"... Lutaram. Na medida de suas possibilidades, lutaram, foram revolucionários. Estavam contra a sociedade até conseguir o apoio total dessa. Lutaram, e tiveram a coragem, talvez o orgulho, de serem chamados de comunistas, bicho-grilo, e essas coisas.
Acontece que o tempo passou e hoje veremos em combate 2 representantes dessa antiga geração com pouca diferença entre eles. Todos discutiram o modelo liberal, sendo SOCIAL democracia, sendo TRABALHADORES.
De um lado, o candidato da oposição prometerá manter a política social do governo atual, do outro a situação prometendo manter a política econômica de 8 anos atrás.
Rí quando José Simão falou que o nome do novo PMDB (origem do partido dos trabalhadores, origem do partido do passarinho) mudaria para PMDeiBem, mas certo está este partido de se manter em cima da geléia, não entrando sozinho na disputa. Afinal, Disputa?

Por isso, declaro meu voto à Marina Silva. É necessário mudar 16 anos de mesmice. Eles se tormarão 24? Eu tenho 24 e soi que isso é bastante viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nóz!